sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Já Neva!

a claridade começa pelas 7h e picos e o por-do-sol ja não vai alem das 17h. dez horas de sol que parecem menos dada aquantidade de núvens! bem vi num sit de meteorologia que dia 30 de outubro as temperaturas íam oscilar entre os 2 e os -2 graus aqui. mito pensei.. ms quando acordei e saí da cama uuf, notou-se logo o frio. abri a janela, uu, notou-se logo a neve! a saír de casa não fui parar ao chão por escorregar várias vezes p acaso.. bem dito cabelo a decada 60, bem dita barba a decada de 80 que ainda me aquecem um pouco..
ontem fui com o andré à festa de anos de uma polaca que conhecemos... à saída da missa! não está a fazer erasmus, está a estudar música a tempo inteiro aqui. em conversa, la nos foi contando como e pq estugarda e a dificuldade que foi nos primeiros tempos. observou que os alemães nunca ficam chateados com ninguem. realmente tinha razão ela. e concluiu: para se ficar irritado com alguem é preciso que essa outra pessoa faça, nem que seja num promenor, parte da vida. e como os alemães não se relacionam muito, nunca se chateam. a cordealidade é um traço não de delicadeza mas de personalidade e de cultura.
no domingo a equipa Stuttgart A, da qual eu faço parte (ser "A" é só p motivar, a equipa principal é a Stuttgart 1), vai a Heidelberg jogar, primeiro jogo fora. já não faço comentários nem crio expectativas boas. limitei-me a comprar uma protecção para os dentes..
por fim só deixar uma nota que para uns pode ser desgostosa: ontem comprei um estendal! é uma belissima invenção! não ter que estender roupa nas estantes ou nos cabos de telemovel é um luxo.. e seca tudo muito mais rapidamente!
até já

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Mercedes e Tal

Museu da Daimler-Mercedes-Benz-etc. é uma confusão o nome disto. mas vale imenso a pena o pequeno atrito. uma visão global da história da marca: desde o 1o motor, passando pelo + rapido, mais económico, mais fashion. O conceito da arquitectura do museu é inspirada no Guggenheim NY. é uma espiral com um vaziu central fora de serie. O arquitecto: Ben van Berkel, do atelier holandes UN Studio. é uma tarde (ou, p os que não são só adeptos mas sócios da arquitectura ou engenharia, um dia!) bem passada. e sim, as fotografias são minhas, não são da net..
Já tenho as minhas disciplinas resolvidas! finalemnte.. acabei por ficar com Betão, com Portas, c Urbanismo para alem de Projecto. Já tenho uma excursão, a proposito das Portas, para 2a e 3a que vem a uma terra longe daqui. Estou curioso.. tenho outra excursão marcada p daqui a mes a Berlim, a proposito de Projecto, para analisar outras embaixadas. De resto hj tive aula de Betão... estava mm quentinho e eu estava cheio de sono! Continuo a investigar Estugarda atentamente. agora os meus passeios já não passam obrigatoriamente pelo centro. já me aventuro por solos distantes e se houver algum problema.. há sempre um autocarro! vou dando notícias, até já

Gente da Minha Terra

"sempre que se ouve um gemido numa guitarra a cantar, fica-se logo perdido com vontade de chorar."
mudei a discografia do meu ipod. não falta fado, não falta mariza. Ao passear-me pela cidade, a descobrir mais cantos e encantos, oiço esta voz que me enche de Portugal. Aqui, nesta terra onde a maxima já nao excede os nove graus e vai abaixo dos zero, é um raio quente, que me aquece o peito e não me faz esquecer. Tempos de distância não são tempos de fuga. Antes, oportunidades de trabalhar as relações de maneira diferente, usando, entre outros, mais um instrumento: a saudade. Dia a dia trabalho-as, mesmo que a outra pessoa não saiba, investindo parte do meu tempo ou até quando estou ocupado. trabalho-as agora sozinho. pode parecer estranho mas uma ligação precisa de empenho individual. Não é o saudosismo mas valorização do que se construiu, com mais alguem. O despreendimento não me faz sentido (tal como viver agarrado obviamente tambem não) mas não é a noção do retorno que me faz continuar a insistir em estar, de alguma maneira, presente. É sim a interiorização da importancia que ja assumiram na minha vida. Claramente que o traço mais vincado alemão que conservo é o fisico. evidentemente (para quem me conhece é obvio), o traço portugues que mais conservo é o da emoção.
Fica o link para se encantarem, como eu encantei.
até já, portugues europeu

http://www.youtube.com/watch?v=TeOhPR_0x8E

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Mitos e Verdades

Venho por este meio desfazer alguns mitos que se criaram ao longo dos tempos em relaçao as germanicos e enunciar algumas verdades (relativas) sobre os mesmos.
- a claudia schiffer não é a alemã mais bonita de todas
- não existe só cerveja boa, tambem existe terrível..
- conseguem estar a beber pelas 10 da amnha
- não é uma população antipatica. são muito prestáveis e ajudam em tudo. são apenas um pouco reservados.
- não se vendem salsichas em todas as esquinas, vedem-se sim Brezels
- não são o cúmulo da eficiencia. mil papeis, avioes atrasados, sistemas q não funcionam..
- não são todos loiros de olhoz azuis (já houve cruzamentos com turcos e asiaticos)
- há uma taxa de obesos muito grande
- não existem so Mercedes e Porsches e Audis e BMW na rua, apesar de passarem muitos
- adoram ter penteados ridiculos (alguns parecem algodao doce às cores, outros parecem ervas daninhas, etc.)
- tambem, esporadicamente, há dias de sol, apesar de nunca se ultrapassarem os 20º
- sim, normalemnte está um frio de rachar
- adoram musica electronica pesadissima e não sabem dancar outra coisa. tudo que seja musica alternativa a esta é p turistas.
- fazem bons filmes. não conheço muitos mas os que conheço parecem bons

se me lembrar de mais vou acrescentando. quem tiver duvidas medos ou ansiedades, eu posso responder ou desfazer. por aqui vai tudo direito. já so me falta escolher uma disciplina.. e já tenho trabalhos para fazer! deixo umas poucas imagens do centro da cidade. em breve falo mais.
até ja

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Vai começar

mais uma vez, cá estou. passou algum tempo desde o ultimo post mas agora estou aqui para vos relatar o que se tem passado!
durante a semana, como tem sido normal, vou a faculdade quase todos os dias. tenho que escolher mais 2 ou 3 disciplinas (entre +/- 99). está se a revelar um bocado dificil pois, exluindo à partida aquelas que são excessivamente teóricas, sobram as excessivamente construtivas. ha poucas lights e as que há, foram logo invadidas pelos GerMans, que já sabiam para onde ir. feita a selecção acho, repito, acho que vou ficar com Construções em Betao (na ultiam aula fizemos mesmo betão e testamos resistencias e td), Portas (não sei mais nada, tem só bom aspecto) e Cidade-Edificio-Casa (é mais teorica mas quem ja foi diz que é mais light), para alem de Projecto (embaixada em Nova Deli, Índia). tem sido um desafio conseguir conjugar horarios, capacidades e vontades.. mas espero ter desta ter acertado!
no fim de semana houve festa erasmus. é obvio que é sempre bom. ouvir o que pessoas novas pensam e dar Portugal a ver. Já conheço melhor a Albania, a Rep. Checa, a Roménia, a Letónia, etc. agora só falta ir mesmo.. o que à partida é um pouco impossível dada a exorbitância dos preços das deslocações, que são verdadeiramente desesperantes! é costume aqui, um dia por ano, os museus, casas de teatro e de múscia e etc estarem abertos até as 2h da manha. ora este dia foi no sábado. pela módica quantia de 15€ podiamos entrar em tudo que fizesse parte do programa e a opção de escolha era bastante alargada! o André e eu palmilhamos metade da cidade e assustimos a vários generos de coisas (incluindo o genero bom e o genero mau..) teatros experimentais, concertos, comedias em alemão muito interessantes, etc.. baldamonos categoricamente a um jantar de portugueses mas a noite foi claramente ganha! entre vinho alemão (que mais parecia petroleo) e os infinitos metros que corremos nem sentimos o que se passava fora do nosso casaco! no dia seguinte, acontecia o grande jogo de rugby. o primeiro jogo de rugby para uns, para outros o enesimo mas o primeiro pelo novo clube, para outros ainda, mais um pequeno martirio. acontece que Stuttgart B perdeu (mas com uma grande atitude) por 0-115 contra o Karlsruhe. toda a gente da minha equipa gostou e saíram de lá satisfeitos com a derrota. acho que as "vitorias morais" ja aqui chegaram apesar de não as perceber bem.. joguei o jogo quase todo e resta dizer q fiquei com um olho negro, que agora não consigo abrir a boca para comer um BigMc, que as minhas pernas parecem um campo de batalha.. mas ao menos tivemos uma grande "vitoria moral"..
por aqui o dia dura dez horas (e com obvia tendencia a diminuir) e a maxima de hj são 11 graus. qaundo chove, parece que a cidade chora. fica tudo mais cinzento e parece que se entra em tristeza sintomática. aliando isso ao frio disfarçado de ortopedista que racha os ossos a qualquer um, tudo se fecha, não se ouvi muito barulho pela rua, só o U-Bahn a passar devagarinho e o rastejar das mil folhas no chão. há uma mudança quase tão grande do sol para a chuva como do dia para a noite.
vivo num 7º andar e deixovos a minha vista (quando ainda estava bom tempo hoje)
ate já

sábado, 18 de outubro de 2008

Adaptação e Sobrevivência

2 semanas e meia passadas. sinais de adaptação mais firmes.
mal cheguei, perdido nesta cidade e neste ambiente, o meu corpo deu sinais de estranheza. noites mal dormidas, ansiedade, cabelo a caír, a barba a ficar ruiva.. curioso ver que a adaptação não se faz só na cabeça mas também no corpo e na alma. ja tenho o esquema de aquecimento montado, já domino melhor este metro que o de lisboa, já sei onde gosto mais de ir passear, já sei onde ir rezar um bocadinho, já sei algumas coisas. a adaptação vai se fazendo e apesar de todas as contrariedades, é bom! vou começando a perceber porque se diz que viver "fora de Portugal" é optimo. começar do zero e ir vendo a construção.
Poesia muito interessante mas no que toca a uma pessoa se manter viva... as vezes é preciso baixar requesitos. cozinhar em cima do joelho porque se está esganado de fome, nem sempre dá bons resultados, lavar a roupa só em desespero de causa quando não se tem mais nada lavado e depois não se ter onde secar e porque se é forreta nao por na maquina de secar tambem não é brilhante. por exemplo: arroz de feijão com atum e tomate td misturado não é uma boa receita (!), pendurar meias num estendal feito com carregadores de telemovel tambem não é brilhante (apesar de resultar) e usar o mesmo par de calças 2 semanas seguidas não é agradavel para a companhia.. nem para a própria pessoa. estou a perceber algumas das regalias que tinha em casa. e que belas regalias!
um pequeno post, uma nota solta com um episodio mais.
até já.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Erasmo de Roterdão II

Como já escrito, Erasmo estudou no seminário. as fracas possibilidades económicas aliadas à pressão normal da época "despoltavam" vocações com estranha frequência. Nunca esteve contrariado e acabou por ser ordenado sacerdote apesar de nunca ter vivido como um. a paixão pela evolução, pelo conhecimento falaram mais alto. só escreveu em latim (o que não deixa de ser uma contradição) e foi transversalmente influente na sociedade renascentista dos séc. XV e XVI. Aprofundou os estudos no Novo Testamento e aliando isso à sua paixão de globalização e idealogia humanista (que pode aprecer uma falta de coerencia) criticou a igreja: a arrogancia dos católicos e a aspiração dos protestantes. nunca se quis separar dela mas trabalhou para uma nova visão: a aproximação às pessoas ("Anseio por que o tecelão as murmure (evangelhos e epistolas) ao som de sua lançadeira, que o viajante iluda com elas a monotonia da jornada(...)"), o espírito tolerante, próximo e trabalhador ("Hoje, os bispos apenas se preocupam em apascentar-se a si próprios, deixam o cuidado do rebanho a Cristo.(...) Quantas comodidades não perderiam, se um dia a sabedoria os penetrasse").
Pelo seu estudo e reflexões sobre o NT tirou conclusões não só em relação à igreja mas em relação à sociedade em geral. observou alguns dos problemas dos Humanos e lutou contra eles. teria certamente noção da intemporalidade dos seus ditos e da condição humana vigente. "Vede quantas riquezas, honras, troféus, ofícios, dispensas e impostos, indulgências, cavalos, mulas, guardas e prazeres. Ora, tudo deveria ser substituído (...)" Elogio da Loucura
uma breve caricatura sobre mais um exemplo de pensamento esclarecido. mais capítulos para breve. até já

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Dias de tranquilidade

hj pus roupa a lavar e consegui ficar com metade das minhas tshirts brancas tingidas de amarelo.. o grave foi que nao percebi qual o problema! nao menos grave é o meu quarto estar transformado num estendal. experimentem secar roupa sem os meios fisicos para tal. é giro...
ja treino rugby assiduamente. estou na equipa B e, apesar de ja ter dado a conhecer um pouco do perfume portugues, é pouco provavel que suba para a A (só em dezembro/janeiro é que ha "transferencias internas") mas assim até é melhor, dá para castiçar um bocado tambem. no domingo temos jogo contra o Karlsruhe. dizem que vamos perder mas nunca fiando.. anda por aí uma estrela lusa!! hum... uma bola lusa quero dizer!
vou ter aulas 3 dias por semana. não fui eu que fiz o horario, eu apenas escolho as disciplinas e dps fico c o que calhar. tenho uma na 2a, uma na 3a e duas na 5a. se fizer estas disiplinas todas, faço os 30 ceditos precisos para fazer o semestre mas, diz qem experiente aqui, que é raro isso acontecer.
num passado impreciso recente fui vsitar o Weissenhof (bairro branco). este foi desenhado por uns dos mais conhecidos arquitectos modernistas como o Oud, Mies ou o Behrens. e ja consegui tambem entrar numa casa do Corbusier. finalemnte! já conheci a escola da musica do Stirling e outras mais!
mais uma vez escrevo em notas soltas (apesar de nao ser parecido com antoni0 vitorin0). mais uma vez prometo novidades e fotograifas para breve e mais uma vez prometo tecto a quem quiser.
até já!

Dia de azar

2ª feira, tambem conhecido por Montag aqui.
7h arredondadas. um ser que ninguem sabe qual andou a tocar a campainha e a bater as portas enraivecido. fez barulho, incomodou. cheguei a pensar "ena, alguma animação por aqui" mas rapidamente me irritei tb pela insistencia.
8h e pouco. depois de todo o processo matinal (vigor para alguns..) ia apanhar o elevador, como sempre. carreguei, esperei, voltei a esperar até desesperar. tinha que descer 7 andares a pé e a perspectiva de os ter q subir ao fim da tarde nao era boa..
9h e tal. faculdade. era o dia em que cada um dos 38 projectos de arquitectura ía ser apresentado pelo respectivo professor. este processo era suposto demorar ate as 16h e as candidaturas aos projectos fechavam as 17h. como eram feitas via net, nao havia problema serem em cima da hora, não havia perigo de filas.. por azar o projecto que eu queria (trabalho coneptual de habitaçoes na Palestina) foi o único a n ser apresentado. tive la +/- 6h a ouvir o que nao me interessava tanto.
16h e picos. alguns alunos vão ao centro informatico, aos PC's inscreverem-se. tudo sem problema até que a meio do protocolo é pedido o nr de matrícula. ora eu nao tinha esse numero. fui a secretaria a correr, fechada. tentei encontrar numa carta que tinha recebido da faculdade, nada. desespero. a correr enfieime no metro. um contra relogio para chegar à residencia e ver se já tinha recebido a ultima encomenda da universidade e onde deveria estar o tal desejado numero! nada. eram quase 17h, o prazo esgotava-se, o tempo ria-se de mim.
17h e raros segundos. carreguei no "enter" para enviar um mail ao coordenador de erasmus de arquitectura a dizer as minhas escolhas uma vez que nao me ocnsegui inscrever regularmente. os dez minutos seguintes foram um sufoco. que me conhece sabe-me ansioso e a vontade de ver um mail da caixa de entrada a dizer q tudo estava bem era sufocante. nada. silencio. pela minha cabeça voavam todos os cenários. "se..se.. SE...!"
18h bastantes minutos. sempre ansioso mas já conformado com a minha derrota, fui as compras. tinha uma lata de sopa e vinagre em casa para comer.. depois de la me andar a passear cheguei a caixa e... não aceitavam Visa. por sorte havia uma caixa MB la dentro. uf, que alivio. cheguei a caixa e estava fora de serviço.. resultado: uma hora traduzida num carrinho cheio de compras abandonado, à mercê de qualquer um menos de mim.
19h e muitos. em casa. lembreime que 4 dias antes tinah carregado o telemovel alemao mas que o dinheiro ainda n tinah aparecido. ía a procura do papel a confirmar que tinha feito o carregamento para ir la refilar mas... cadé?! ainda hj nao sei dele. lá desencatei uma pizza do congelador, jantei antes das 20h e so me queria enfiar na cama e que o dia passasse. pior seria impossivel.
Notas e conclusões: no dia seguinte fui enervado à secretaria perguntar o que se tinha passado. o homem acenou-me c a minha carta que tinha sido mandada de volta. "hj ou amanha ja a deve ter no correio. é que agora pusemos o seu nome no envelope!!". a carta que supostamente vinha com o meu cartao e com o desejado numero, em teoria deve-me-ia ter chegado as maos uma semana antes. no fundo, uma falhazinha humana acabara de me condicionar um semestre. este pormenor fezme nao ficar com o projecto na palestina.. e vez disso fiquei com o unico que aidna tinah vagas e com bom aspecto: uma residencia na India. entretanto os dez euros ja me apareceram no telemovel e ja fui as compras. depois de se bater no fundo só ha mm um caminho..
PS: ja recebi tudo de meu direito mas agora o meu nome esta mal escrito em TUDO. Muguel desousa Alvim. simplesmente brilhante.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Sedimentação

ainda não comecei as aulas, é certo, mas já estou a ganhar alguns habitos. já sei onde ir as compras, andar de metro sem ter que olhar constantemente para a cábula, etc. algumas coisas boas até! por outro lado ja percebi que aqui se é bastante picuinhas com certos assuntos. limpeza por exemplo. já me entrou o "hausmeister" (boss do sitio) pelo andar adentro, tipo rusga surpresa, para ver se estava td impecavel. eu que sou bastante esquisitoide com o assunto achava que estava tudo bem mas não nos livramos de um bilhetinho escrito a dizer que estava tudo a precisar de uam limpeza... enfim, referências!
ontem os alunos erasmus tiveram uma apresentação pelo coordenador do departamento Sokrates da faculdade. percebemos que aqui o esquema é completamente diferente. é preciso fazer 20 creditos e é o aluno que escolhe as disciplinas. tambem é o aluno que escolhe o projecto que quer fazer e as opções não são poucas. há desde jardins de infancia a estádios de futebol... o coordenador não se cansou de dizer que esta faculdade apelava ao sentido de responsabilidade do aluno e, depois de ouvir isto umas 3 ou 4 vezes, um grupo de 6 erasmos (onde eu me incluía) resolveu ser, de facto, ser consciente e ir para as jolas. como não fiz o curso intensivo de alemão (que para alguns de muito pouco serviu) ainda não conhecia nenhum estudante mas é engraçado a abertura que se vive neste meio e ontem torneime no melhor amigo de 5 franceses. fui à residencia deles e roi-me de inveja. tudo menos composto mas tudo a conviver desenfreadamente como se nao houvesse amanha! bem giro.
hoje fui mais uma vez, mas so com 2 francesas, dar umas voltas pela cidade. explorar o desconhecido. entre frances, ingles e alemão lá fomos comunicando mas existem ainda algumas gargalhadas que escondem o desconforto que é não comunicar na perfeição. arestas a limar.amanha ha outra apresentação para a malta de erasmus para ajudar a escolher disciplinas. não há de ser facil uma vez que temos que escolher 4 ou 5 entre 100 +/-.. e só ha uma lecionada em ingles. porreiro pá!
a vida vai se compondo aqui. não tenho o panteao, a torre eiffel, o museu dos judeus ou o parlamento hungaro para ver mas tenho outros encantos.. num futuro breve ponho imagens!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Erasmo de Roterdão

Erasmo de Roterdão obviamente Holandês. O pai era padre, a mãe humilde (e ele ilegítimo). Quando morreram, Erasmo foi estudar para o seminário como íam muitos na época. Sem nunca se deixar viciar pela educação rigida, Erasmo era defensor que a Europa precisava de rensacer. O segredo residia nuam educação nova, sã, livre. Estudou, deu aulas, aprendeu e viveu pela europa fora. Teve grande influencia na igreja pelas suas amizades e crenças mas fica para outra altura este capítulo.
A Erasmo devemos estar espalhados pelo mundo e é este "erasmus" que se inclui num programa Europeu chamado "Aprendizagem ao Longo da Vida". Nao foi com certeza escolhido em vão o nome. Com gosto duvidoso mas com conteudo intressante, vale a pena pensar sobre isto e sobre a verdadeira razão de ser desta aventura. óbviamente não excluindo festanças, ficar a dormir em vez de ir as aulas e tudo o que se quer de um estudante universitario, porquê? será que a imposição do estereotipo de "erasmus" vinca? o que é, na realidade, um erasmus vencedor, que celebra da melhor maneira a oportunidade de o vivermos? tirar partido da europa e dos teus infinitos livros de conhecimento e de idade, viver na responsabilidade dos próprios actos, ser suficiente... em si, isto já é um ganho.
mal aqui cheguei percebi que ía ter bastante tempo para mim, para a cidade. tempo a mais talvez mas tempo útil. aproveitar para pensar sobre certos ponto, evoluir, conhecer.
foi só um breve apontamentosobre o que ja me passou pela cabeça

Finalmente, Alemanha!

Agora sim, a substância!
Cheguei ao aeroporto de lisboa com uma hora e meia de antecedência. tudo normal. check-in e tal. fui esperando, esperando. resultado: entrei no avião com uma hora de atraso.. o problema foi o avião se ter atrasado na alemanha. Quando aterrei, lá estava o meu amigo Mortiz Schubert (sim gosta muito de música ele) para me ir apanhar. fomos de metro até à minha residencia (o bilhete para 2 zonas custou 2€35) e, quando chegados, la me começou a falar de tudo o que tinha que fazer. fiquei branco, verde, de todas as cores. 1º porque nao percebi metade do que ele tinha dito (mas ía sempre acenando com um sorriso mt simpático) e 2º porque só olhava para o molho de papeis que tinha pela frente. seguros de saude, faculdade, passe, inscriçoes, cursos sobre estugarda, avisar as autoridades que estava em estugarda, residência, banco, um infinito número de coisas para fazer.
Não se apresentavam muito eficientes os alemãos. aviões atrasados, burocracias exageradas. efim.. nessa noite aidna fui comer uma PITA (evitem a piada...) e beber uma cervejona com o meu amigo André Dória, um Camtilico que agora trabalha para a Mercedes (mas anda de metro).
Cheguei ao meu quarto à noite para dormir e foi possívelmente das noites mais mal passadas da minha vida. não tinha nada com que me tapar e estava, obviamente, FRIO!! so no dia seguinte é que comprei lençois, toalhas, 1 garfo,faca,colher,tijela,tabua. etc. e depois la fui eu para burocracias.
na 6a feira, foi feriado p isso TUDO fechado. nao consegui tratar de papeladas mas ao menos deu apra fazer turismo por aí a pé. foi o feriado da Unidade Alemã. algo bem festejado por aqui: por essa razão, ha um festival da cerveja em Estugarda! fiqei maravilhado com aquilo. completamente ao estilo de Munique mas a uma escala mais reduzida. Alemães completamente bebados, todos a cantar e a dançar em cima dos bancos ao som da musica popular alemã. para não falar do restante gigante parque de diversões ultra XPTO. tudo isto era impecável, nao fosse 1/2 litrinho de cerveja custar 4€ regra geral. por isso as noites de maluquice não vao com certeza ser abundantes..
sabado e domingo mais turismo a pé, estugarda tem um centro fora de série. a cidade foi bombardeada e ficou bastante num caos. foi reconstruida à boa moda alemã com grande classe. espaços mesmo âmplos, que convidam a ficar sentado só a ver passar. tudo muito bem arranjado, não se vê nada sujo, os jardins tds arranjados, um regalo para os olhos. em breve ponho fotografias (ainda n comprei pilhas..). fui ainda à missa ao fim da tarde, em alemão, e não, não percebi nada. ficou a ideia apenas..
Estou a gostar muito da cidade, nunca pára, sempre com gente de um lado p outro, ha muto para se fazer por aqui! só tenho pena que a minha residência seja em Oeiras de Estugarda (estou no 7º piso e tenho vista para carcavelos) e seja meio fantasma. no meu piso ainda só vi um tipo que estuda matemática. sociavel portanto (não desfazendo os matemáticos)... o custo de vida é bastante elevado (obvio) e uma viagem de comboio de ida e volta até berlim custa tanto como eu ir e voltar de avião a portugal. impec, lol.
isto foram notas soltas sobre os meus primeiros dias em estugarda. um pouco atabalhoados, sem regra mas de agora em diante farei por ser mais organizado.
ate já, m

Antes de mais

Queridos amigos, antes de mais, só um pequeno reparo. Estou-ca.rda. se lermos rápido é Estugarda (boa) mas cuidado com as interpretações, Estugarda não pertenceu à R.D.A. mas sim à R.F.A., a parte ocidental alemã pós guerra.

Continuamos com os antes de mais e agora é dirigido a uns grandes lusos que me ajudaram a preparar o "até já, Portugal" no dia 29. uma bela jogatana de futebol seguido de um belissimo jantar e ainda um convivio em cascais. obrigado a quem pode ir e muito obrigado a quem ajudou a idealizar. Danke schon!!