quinta-feira, 9 de abril de 2009

Por Fim

Depois de ter estado as ultimas 3 semanas fechado no meu quarto a trabalhar, a entrega! A "lieferung" ter sido uma semana antes do suposto fez com que o stress na recta final aumentasse sem piedade (uma semana a menos no fim é muito diferente de uma a menos no principio) mas nada que não fosse exequível. Levei tudo para a faculdade: pendurei na parede e expus como me convinha. Faltavam poucos minutos e alguns outros estudantes, solidários com a causa, foram chegando. quando o relógio batia hora certa, 3 vultos ao longe, eram os professores com um ar altivo e confiante.
Comecei a apresentar cheio de gestos e poesia (qual português) o projecto que a mim me apaixonara. a funcionalidade era irrepreensivel, a linguagem suave, o gesto igual. Tinha tudo para dar certo mas correu bem? Acho que não...
Primeira vez na minha vida senti-me descriminado, pela negativa. Mesquinhezas de quem se irrita por de menos, arrogâncias de superioridade e sentimentos de insegurança. Mal acabei o meu discurso, tudo que se tinha consolidado foi atacado. A razão de ser das minhas opções posta em causa e cheguei a ouvir, depois de explicar como se fazia em Portugal um "sim sim, era assim que se construía na Alemanha nos anos 50". A desilusão apoderou-se de mim, por mim e por que me examinava. Não senti o trabalho de um semestre deitado fora mas achei triste a última actuação dos professores, que vagamente me orientaram.
Os meus companheiros na alegria e no sofrimento, no fim, bateram palmas e saudaram-me com efusividade. Estabeleci algumas amizades que, se não forem pelo menos trabalhadas, ficarão na memória como grandes. Este sim, foi um momento de cumplicidade grande! Valeu o dia.

Com a projecto arrumado (mal, diga-se) faltava-me, agora, todo o processo burocratico de despedida. Banco, cauções, check-out, faculdade, arrumações, etc. Não era o que me apetecia para os últimos 3 dias mas a obrigação falou mais alto. foi-se fazendo, a custo.