terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Paris, mais oui!

Que grande e bom fim de semana.
Mas antes de apanhar o avião tive uma apresentação de um trabalho de grupo de Urbanismo. Fomos o último a apresentar e aproveitamos o tempo que ía sobrando para... escrever uma conclusão. Foi dos trabalhos mais aplaudidos pelos professores e o slide mais elogiado foi precisamente o com menos tempo de vida. ironias..
Descansado, já com menos um peso, fui andando para o aeroporto. De mochila às costas, cheio de vontade apesar de ter ainda uma reminiscência das malditas Portas. Entrei no avião e mal dei por mim já estávamos a aterrar: nem deu para meia hora de sono! Carlos de Gaules: o Império da aviação. Nunca tinha percebido a real escala daquele aeroporto.
Com pressa de ir ter com quem me esperava, apanhei o comboio. Por azar, a meio caminho, mais de meia hora parados. enfim, Paris.. chegado ao centro da cidade outro desafio, o Metro. A confusao de linhas era esmagadora e a abundancia de indicações redutora. Nada que não se resolvesse e, finalemente, passadas duas horas cheguei ao "lar doce lar" do Xico, da Ofélia, da Andreia e da Sofia. Recebido de braços abertos e com sorrisos rasgados fui logo agredido com hambuergers fritos na hora. Foi tão bom alguem cozinhar sem ser eu, foi tao bom ouvir potugues, ouvir as novidades, ouvir e comunicar sem o mínimo esforço e fazer-me entender com facilidade. O Custo de Oportunidade da ida a Paris foi grande mas o saldo é infinitamente positivo. Recarregar baterias mentais e conversar com quem, de facto, tem o máximo prazer na minha presença e para quem não sou só mais um a fazer Erasmus (com tudo de bom que isso também tem).
6a o dia fez-se em turismo (previsível, não?!). Torre Eiffel, Champs-Elysées, Notre Dame, Pompidou, museu do Jean Nouvelle, Passeios mais passeios entre outros passeios. Jantámos juntos e num clássico apostamos maioritariamente na Raquelette ou no Fondue de Queijo. Acompanhado de Vinho da Casa o jantar fez-se com vontade e prazer. Sábado: mais turismo. Apesar de estar cansado, não me cansava daquilo. Sacré-Coeur, uma volta gigante por Paris de bicicleta, um almoço com queijo, mais voltas e passeios e sempre em boa companhia! Nunca faltava conversa: diferenças, semelhanças, anseios e vontades de quem vive longe. Partilhar experiências, rir das desgraças dos outros, fazer os outros rir das as nossas.domingo: já se via o principio do fim da investida à Cidade da Luz. Não se pode dizer que guardei o melhor para o fim, é Paris, mas guardei algo que me é especialemnte querido. Demorei bastante a chegar lá mas agora é uma mais valia para mim. Villa Savoye do arquitecto Charles-Edouard Jeanneret, mais conhecido por Le Corbusier! Foi uma emoção entrar numa das obras mais icónicas da arquitectura modernista. Não se pode dizer que foi ali que começou o que se faz hoje em dia mas foi sem dúvida um empurrao dos mais fortes. Um cuidado extraordinário: desde o gesto grande até ao mais pequeno pormenor, tudo cuidado, detalhado. Não se percebe bem pelas fotografias, quaisquer que sejam, é preciso ir! Para culminar este dia, fui à missa a Notre-Dame. Ver aquele espaço iluminado cheio de fieis, um coro imponente, tudo condizente é esmagador. Ali sentimonos pequeninos mas integrados. Bela sensação. Voltar para casa em Goncour. Ver o benfica a ganhar (que já não via há meses!!!), um excerto do Telejornal da RTPi, as notas soltas do Prof. Marcelo e um jantar pacato fez-se uma bela noite.
Este fim de semana foi um tirar a barriga de misérias de convivios e de piadas secas, de conversas mais sérias ou menos, tirar a barriga de miséria do que se calhar me vai faltando aqui.
muito obrigado Xico, Andreia, Sofia, Odi e Inês.
Next Stop era Berlim mas como tenho entrega de projecto 3a, achei melhor não. Talvez vá a Ulm no sábado.
ate já ;)

2 comentários:

PAF disse...

Alhors! a isto se chama "bon vivant"!
Muito bom!
Abraço,

Anónimo disse...

Paris é brutal! Ainda bem gostaste caro mike.. E essa barbinha? Deves ser tu que este ano me dás presentes não?

Cá te esperamos,
abr
acp