segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Regensburg und Munchen

Correrias, Azares, Sortes, Divertimentos. Está feito um concentrado deste fim-de-semana.
A ideia era partirmos 6ª ao principio da tarde. Esperava-nos um Audi pequeno ou um VW simpático mas em vez disso, chegados ao stand, a senhora sorriu-nos com a chave de um Mercedes! Esfregámos as mãos de contentes mas na altura de passar o cartão de crédito... nem o do André, nem o meu, nem o de ninguem. "Temos pena, vamos de comboio!" De saco-cama as costas, fomos a correr para a Hauptbahnhof. Entre averiguações de bilhetes mais baratos e sprints até a linha 37 aidna deu para comprar um par de cervejinhas e um farnel. No instante que pusemos os pés dentro do comboio, este arrancou. Descansados, acomodámo-nos e fomos apreciando uma boa conversa. Fizemos escala em Ulm. Mais um record de velocidade batido, outro regional a nossa espera para partir.
Já passava das 21h quando finalemnte respiramos o ambiente de Regensburg. Revelava-se à partida uma cidade, para alem de pequena e fria, quente do movimento e jovem de idade. Existe aqui um grande pólo universitário e como tal o que não falta é animação. Entre jantar (uma pizza c 43 cm de diametro e boa, respect), dar umas voltas e ver mais uns quantos bares fez-se tarde e o dia seguinte mostrava-se prometedor. Dormimos em casa do Eric, um ex-colega do André, que não hesitou em nos dar guarida com uma grande alegria.
Sabado, 10h da manha, o despertador tocava. Era o sinal para sairmos: o destino apetecido aproximava-se mas era preciso energia! Depois de mais uma viagem de comboio (1h30m) e depois de um recarregar de baterias (Burger King) agarramos o desafio: conhecer Munique de dia. restavam-nos 4 horas de luz e aqui treinamos a maratona. Não houve tempo para perdedores e como campeões que somos, não parámos. Foi duro mas valeu a pena. Munique com o seu estilo sóbrio e descansado não hesita em oferecer calor em cada esquina: igrejas, mercados de natal, cafés típicos, lojas, restaurantes, multidões.

O jantar estava combinado para o Hofbräuhaus, o mais típico bávaro. Brezel, salsicha, cerveja, musica, mesas e bancos, animação. Tudo tradicional da Baviera, qualidade garantida e verificada. Senti o espírito alemão, mais uma vez, e mais uma vez fiquei impressionado com a quantidade de cerveja consumida aqui. Senti-me um menino ao lado das senhoras de 65 anos.
Tenho pena que as fotografias não tenham mais dimensões: a música enchia o ambiente, o cheiro da mostarda alegrava, o espaço gigante de repente era pequenino para tantas pessoas. Depois da festa que foi esta refeição, seguimos para o HardRock (obrigatório) e para tudo o que se afigurava fundamental. Foi uma noite onde não faltaram gargalhadas, não faltaram palavras nem conversa, não faltou animação. Chegava, enfim, a hora de voltar. O primeiro comboio acenava com pressa. De repente, Munique já se tinha mostrado e estava na hora de voltar.
Regensburg, domingo 12h do dia. O ruído do telemovel incomodou mas arrancou-nos do saco-cama e mandou-nos para a cidade! Como descrevia acima, o burgo dava-se a conhecer acolhedor. De fácil leitura, solarengo, foi-se evidenciando e não escondeu encantos! É das primeira cidades a aparecer na rota do Danubio e é ali que está a ponte existente mais antiga sobre o mesmo. Esta pequena cidade foi uma das capitais do Imperio Romano mas as ligações não se esgotam. O Cardeal Ratzinger, tambem conhecido por Pápa Bento XVI hoje em dia, é original daqui. Quando este assumiu a orientação da igreja Católica, seu irmão, tambem conhecido por Cardeal Ratzinger, assumiu responsabilidades pela cidade. Uma bela tradição familiar..No fim do dia, mais uma vez, comboio. A previsão de chegada a casa, em Estugarda, era pelas 22h não fosse a ligação em Nurnberg ter falhado. Um pequeno atraso por uma pequena disfunção de funcionamento da empresa infernizou centenas de viagens a casa. Não assim tão grave mas muito incómodo. Mais incómodo que isto é quando se vai refilar e quando se obtem respostas de infima flexibilidade e de maxima arrogancia. Regras são regras.
Fica aqui não só o concentrado mas tambem o resumo deste grande fim de semana.
Next stop: Paris!!

até já, "viajante"

Sem comentários: