sábado, 14 de fevereiro de 2009

Fui enganado. Fiquei a pensar.

1 Fui enganado. A boa vida?! ... estou há mais de uma semana enfiado em casa a trabalhar. Urbanismo já esta despachado e sou capaz de ter uma boa avaliação: missão cumprida. Projecto está-se a revelar bastante desafiante (p n dizer desesperante) porque, em vez de nos concentrarmos em fazer boa arquitectura, concentramo-nos, agora, numa boa apresentação. Nos dias que correm pode não ser tão descabido mas é sempre um desviar da atenção da aquilo que realmente importa para aquilo que realmente não importa.
2 Fui enganado. Há dois dias acordei doente. Pensava que tinha saúde de ferro mas levei um puxão de orelhas. "Trata bem de ti"
3 Fui enganado. Estava eu a fazer o meu cházinho (para tratar bem de mim) quando o chinês que vive comigo vai a cozinha e repara "queres mel para por no chá?". Boa, isto com mel é que vai ficar um mel... "sim, obrigado. tens?" aquele silêncio de 1 segundo pairou ate cair uma resposta "não, não tenho".

3 Fiquei a pensar. Muitas vezes damos ou usamos aquilo que não temos (e eu incluo-me nesse pacote). Não por mal mas porque apetece ou tem de ser. Oferecemos, possuidores de grande sapiência, receitas imediatas ou soluções para os problemas do mundo ou para a crise. Oferecemos, possuidores do bom cariz, boa vontade ou a salvação da humanidade. Oferecemos e usamos tudo, muitas vezes "nada" tendo, possuindo, antes, arrogância ou desprezo e falta de vontade ou leviandade. A verdade no meio da nossa confiança? Se não tenho "mel" não o vou sugerir, não vou iludir.
2 Fiquei a pensar. A humildade no meio destas ofertas todas? Ser humilde na minha condição e perceber os meus limites. Fazer-me o favor de ser honesto comigo e agasalhar-me.
1 Fiquei a pensar. Tento-me desviar do que não interessa e focar-me no realmente essencial. só o esforço (que não momentâneo) já é uma missão cumprida e em vez de ter uma "boa vida" tenho uma "vida boa".
Para mim a vida boa passa por me centrar no essencial. Vou tentando ser humilde e perceber que me transcende (maior) mas a única maneira de chegar mais perto é a transparência interior, que me faz querer melhorar.

Este post é uma leve referência aos acontecimentos do meu dia-a-dia que foram desencadeando os pensamentos. há muito mais por trás. Espero não estar a ser "óbvio de mais" mas para mim, com tudo o resto, não é. até já

Sem comentários: