terça-feira, 7 de outubro de 2008

Erasmo de Roterdão

Erasmo de Roterdão obviamente Holandês. O pai era padre, a mãe humilde (e ele ilegítimo). Quando morreram, Erasmo foi estudar para o seminário como íam muitos na época. Sem nunca se deixar viciar pela educação rigida, Erasmo era defensor que a Europa precisava de rensacer. O segredo residia nuam educação nova, sã, livre. Estudou, deu aulas, aprendeu e viveu pela europa fora. Teve grande influencia na igreja pelas suas amizades e crenças mas fica para outra altura este capítulo.
A Erasmo devemos estar espalhados pelo mundo e é este "erasmus" que se inclui num programa Europeu chamado "Aprendizagem ao Longo da Vida". Nao foi com certeza escolhido em vão o nome. Com gosto duvidoso mas com conteudo intressante, vale a pena pensar sobre isto e sobre a verdadeira razão de ser desta aventura. óbviamente não excluindo festanças, ficar a dormir em vez de ir as aulas e tudo o que se quer de um estudante universitario, porquê? será que a imposição do estereotipo de "erasmus" vinca? o que é, na realidade, um erasmus vencedor, que celebra da melhor maneira a oportunidade de o vivermos? tirar partido da europa e dos teus infinitos livros de conhecimento e de idade, viver na responsabilidade dos próprios actos, ser suficiente... em si, isto já é um ganho.
mal aqui cheguei percebi que ía ter bastante tempo para mim, para a cidade. tempo a mais talvez mas tempo útil. aproveitar para pensar sobre certos ponto, evoluir, conhecer.
foi só um breve apontamentosobre o que ja me passou pela cabeça

3 comentários:

André Doria disse...

O que é um Erasmus vencedor? Boa pergunta! Eu acho que passa por encarar a chuvada de experiências novas (que já começaste a ter) com a profundidade merecida, quer seja nas aulas de arquitectura, nas viagens por aí fora ou nos copos. Em relação às 2 últimas, conta comigo :)

Até amanhã
André Dória

Jo disse...

Também num certo tom pensativo, mas já com mês e meio de vida búlgara em cima, contínuo com a mesma pergunta!
Contrariamente aos teus 4 euros por 1/2 litro, aqui 1 euro é uma “litrosa”! Por isso para viagens a estas novas terras europeias, ou mesmo antigos membros, viagens de partilha e simples divagações, vai desafiando!
Bj,
Joana Machado

francesco disse...

Miguel, é bom ler o que escreves.
É fantástico. Descreveste de uma forma muito próxima aquilo em que também tenho tocado nos últimos tempos. De certo modo estou menos "só" - Portugal está em Roma - mas num e-mail que escrevi a um amigo disse: estar sozinho é um luxo que se consegue com relativa facilidade.
E é verdade, e é bom!
Espero continuar a "ler-te"!

Um grande abraço

Francisco Seabra Ferreira