segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Gente da Minha Terra

"sempre que se ouve um gemido numa guitarra a cantar, fica-se logo perdido com vontade de chorar."
mudei a discografia do meu ipod. não falta fado, não falta mariza. Ao passear-me pela cidade, a descobrir mais cantos e encantos, oiço esta voz que me enche de Portugal. Aqui, nesta terra onde a maxima já nao excede os nove graus e vai abaixo dos zero, é um raio quente, que me aquece o peito e não me faz esquecer. Tempos de distância não são tempos de fuga. Antes, oportunidades de trabalhar as relações de maneira diferente, usando, entre outros, mais um instrumento: a saudade. Dia a dia trabalho-as, mesmo que a outra pessoa não saiba, investindo parte do meu tempo ou até quando estou ocupado. trabalho-as agora sozinho. pode parecer estranho mas uma ligação precisa de empenho individual. Não é o saudosismo mas valorização do que se construiu, com mais alguem. O despreendimento não me faz sentido (tal como viver agarrado obviamente tambem não) mas não é a noção do retorno que me faz continuar a insistir em estar, de alguma maneira, presente. É sim a interiorização da importancia que ja assumiram na minha vida. Claramente que o traço mais vincado alemão que conservo é o fisico. evidentemente (para quem me conhece é obvio), o traço portugues que mais conservo é o da emoção.
Fica o link para se encantarem, como eu encantei.
até já, portugues europeu

http://www.youtube.com/watch?v=TeOhPR_0x8E

2 comentários:

PAF disse...

Alvin,

Aguarda para dia 2 de Novembro um e-mail meu, entretanto tenho tido hipoteses de te acompanhar nesta tua aventura! Andas a usar e abusar do teus dotes literários e... cough.. cough.. poeticos... um espaço só para ti onde ninguem te controla!
Mas é muito engraçado como muita gente só se aprecebe da dita beleza do Fado (Que diga o Xição) e acaba sempre por a tocar quando.. fora do pais... (encontrando forma de matar saudades)
Sei de quem punha a tocar a alto e bom som em colunas de som junto à janela da varanda nas ruas de Atenas, e havia pessoas que paravam para ouvir o Fado na rua...

Keep it Up!

Jo disse...

E por cá esteve essa voz a dar-se a conhecer a este povo!
Estatuto de tuga até me levou a conhecê-la!
Beijinho Mike